No período de 25 a 29 de abril de 2022, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec) realizou um exercício de longa duração denominado Operação Boina Preta, coroando a fase de instrução individual básica dos recrutas incorporados no corrente ano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante cinco dias, os militares do efetivo variável de 2022 participaram de intensa atividade no terreno, onde colocaram em prática os ensinamentos obtidos nas instruções ministradas na companhia. Os recrutas ultrapassaram obstáculos e superaram o cansaço físico e mental ao realizarem oficinas como: pista de cordas, higiene e primeiros socorros, orientação, camuflagem, pista de obstáculos e montaram abrigos.

Nessas atividades, que fazem parte da formação do soldado, desenvolveram atributos como: iniciativa, flexibilidade, resistência, coragem e perseverança, sempre buscando um progressivo e constante aprimoramento técnico profissional. Ao final da operação, esses militares estão aptos a usarem a boina preta, símbolo das unidades blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro.

Fonte: 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).