Inscrições para processo seletivo permanecerão abertas até 10 de março

A Marinha informa que estão abertas as inscrições para o Programa Associado de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha (PPGBM) do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O Edital nº 01/2022, publicado em 2 de fevereiro, prevê o preenchimento de dez vagas em nível de Mestrado e dez de Doutorado. As inscrições podem ser realizadas até 10 de março.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O processo seletivo, destinado aos interessados com graduação nas áreas de Ciências Biológicas, Exatas e da Terra, abrange etapas como análise do projeto de pesquisa, entrevista e prova escrita de língua inglesa, que serão realizadas de modo virtual, em observância às medidas de enfrentamento da Covid-19. O resultado será publicado em 21 de março, de acordo com o cronograma de eventos. Mais informações podem ser encontradas no Edital publicado na página do Curso na internet (https://www.marinha.mil.br/ieapm/programa-de-pos-graduacao).

A Marinha e o IEAPM, Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT) subordinada ao Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), inserem-se na história dos estudos de Biologia Marinha e Oceanografia no Brasil desde a década de 1970, por meio de variadas cooperações técnicas e científicas, em benefício da preservação do meio ambiente marinho e do desenvolvimento socioeconômico do País.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).