A 10ª Região Militar (10ª RM), sediada em Fortaleza, no Ceará, realizou de 19 a 24 de maio uma série de atividades em homenagem ao Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria. Como território natal do Brigadeiro, o Ceará é palco da Solenidade Nacional Alusiva a este ícone militar.

Os eventos tiveram início na sexta-feira, dia 19, com uma palestra intitulada “A vida e os feitos do Brigadeiro Antônio de Sampaio”. O General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Assessor Especial para Assuntos Históricos e Culturais da 10ª RM, foi o encarregado de compartilhar com os presentes as realizações do Brigadeiro.

Comemorações e Homenagens

No dia 22, a programação prosseguiu com uma solenidade militar no 23º Batalhão de Caçadores, presidida pelo Comandante do Exército, o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. O evento contou com a participação de oficiais-generais do Alto Comando do Exército, autoridades civis, militares e convidados da sociedade civil.

Em 23 de maio, a comitiva visitou o Panteão Brigadeiro Sampaio, local que guarda os restos mortais do herói nacional. Em meio a homenagens, os presentes tiveram a oportunidade de rememorar os feitos do líder militar que teve papel crucial na Guerra da Tríplice Aliança. A visita ao “Museu Brigadeiro Sampaio” fez parte desta programação, proporcionando um mergulho no Turismo Histórico Cultural – Roteiro dos Quartéis de Fortaleza.

Visita à Terra Natal do Patrono

A programação culminou no dia 24 de maio, data de nascimento do Brigadeiro Antônio de Sampaio, com uma visita à cidade de Tamboril, sua terra natal. A comitiva, composta por Oficiais Generais, militares da Arma de Infantaria e autoridades locais, realizou uma formatura na praça do município, contando com a presença da população local, que se uniu às comemorações.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).