No dia 15 de março de 2023, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) conduziu a primeira reunião de trabalho da Associação Latino-Americana de Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ), com o objetivo de debater atividades propostas pelo Brasil, que atualmente ocupa a presidência pro tempore da Associação. A programação inclui a organização da XV Assembleia Anual, evento que reunirá no Brasil representantes de Centros de Treinamento para Operações de Paz de mais de 20 países. A reunião foi realizada de forma remota, no idioma espanhol, com a participação dos associados plenos, observadores e convidados da ALCOPAZ.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

335676953 230416926110640 7719378283683575951 n

A ALCOPAZ é uma entidade voltada para a capacitação de integrantes das Forças Armadas, Forças de Segurança e Pessoal Civil em Operações de Manutenção da Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 25 de novembro de 2022, durante a XIV Assembleia da ALCOPAZ no Centro Argentino de Treinamento Conjunto para Operações de Paz (CAECOPAZ), o Brasil assumiu a Presidência pro tempore da entidade para o ano de 2023, com o CCOPAB exercendo a Secretaria da Associação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).