No dia 17 de fevereiro de 2022, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participou, por videoconferência, da 2ª reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela atualização das Diretrizes de Implementação da Proteção de Civis para o Componente Militar nas Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (UN POC Implementing Guidelines for Military Components in UN Peacekeeping Operations, termo em inglês).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da reunião o Tenente-Coronel de Infantaria Adriano José do Nascimento, da Força Aérea Brasileira, e a Capitão QCO Camila de Almeida Paiva, do Exército Brasileiro, instrutores do CCOPAB especializados no tema e selecionados pelo Comando de suas respectivas Forças para representarem o Brasil nesse Grupo de Trabalho multinacional.

O GT é gerenciado pelo Escritório de Assuntos Militares, do Departamento de Operações de Paz da ONU (Office of Military Affairs at the Department of Peace Operations in the UNHQ, termo em inglês), sediado em Nova Iorque, e conta com a participação de representantes de diversos países, dentre eles: Nepal, Japão, Paquistão, Canadá, Alemanha, Marrocos, Dinamarca, Áustria, Guatemala e Brasil.

O produto final desse trabalho será o lançamento, ainda neste ano, da atualização da 2ª edição das Diretrizes de Implementação da Proteção de Civis para o Componente Militar nas Operações de Manutenção da Paz da ONU, cuja última publicação foi no ano de 2015.

Fonte: Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).