A Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) da Força Aérea Brasileira (FAB) está sob nova gestão. Em cerimônia militar realizada nessa terça-feira (28/12), o Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira transmitiu o cargo de presidente da Organização Militar ao Brigadeiro do Ar Francisco Bento Antunes Neto. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Prestigiaram o evento, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante de Operações Aeroespaciais e Comandante de Preparo, Tenente-i21122813151103012Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Vice-Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta; a Adida de Defesa da Embaixada da Coreia do Sul, Tenente-Coronel Myung Joo Shin; Oficiais-Generais da Aeronáutica, Oficiais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de integrantes do efetivo da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Em seu discurso, o Brigadeiro Rodrigo destacou as ações realizadas ao longo de 2021 e agradeceu o empenho dos militares da CCISE. “Trabalhamos para garantir os interesses da Defesa no campo i21122813151707038espacial, preparar a Força Aérea para projetar o poder militar com o uso de sistemas espaciais e proteger os ativos brasileiros. A todos os integrantes da CCISE, meu muito obrigado pelo trabalho incansável”, declarou.

Para o novo presidente, o cargo será um grande desafio, com grandes responsabilidades e realizações. “As minhas expectativas são as melhores possíveis, no sentido de que o espaço se apresenta cada vez mais como um domínio muito importante para a Defesa. Nos traz uma responsabilidade muito grande, mas vamos nos dedicar a fundo para atingir todos os objetivos”, pontuou.

i21122813151709247

O Diretor-Geral do DCTA agradeceu ao Brigadeiro Rodrigo pela liderança e avanços ocorridos durante sua gestão e desejou boa sorte ao novo presidente. “Encerramos este ciclo de atividades com a satisfação de missão cumprida. Agradecemos muito ao Brigadeiro Rodrigo por sua dedicação à missão do DCTA. Brigadeiro Antunes, não há dúvidas de que o senhor estará à altura dessa importante missão. Conte sempre com o apoio desta Direção-Geral”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Potiguara.

CCISE

A CCISE foi constituída pelo Comando da Aeronáutica para coordenar os trabalhos relativos à definição e à implantação de sistemas espaciais relacionados à defesa, incluindo seus elementos orbitais e a infraestrutura de apoio. Entre suas atribuições estão definir, sob supervisão do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e em coordenação com o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com os Estados-Maiores da Armada (EMA) e do Exército (EME), as estratégias de implantação, de integração e de financiamento desses sistemas espaciais.

A Comissão conta com o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE), cujas diretrizes de implantação foram aprovadas pelo Comando da Aeronáutica em maio de 2012, e que trabalha com um cenário de ações de curto, médio e longo prazos, num horizonte de 20 anos. Basicamente, a PESE aponta várias premissas operacionais e técnicas necessárias ao emprego de sistemas espaciais pelas Forças Armadas, com foco na definição das suas necessidades e requisitos.

Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).