O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) assinou um contrato de aquisição do helicóptero H125 da Helibras. Essa máquina, parte da consagrada família “Esquilo”, é renomada no mercado por sua alta eficiência e versatilidade. Com a chegada do novo helicóptero, prevista para junho de 2024, a capacidade de atendimento aéreo do CBMDF ganhará um significativo reforço.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Confiança na Eficiência do H125

A adição do H125 à frota do CBMDF é um marco importante, como destaca o presidente da Helibras, Alberto Duek. “A chegada do H125 demonstra a grande confiança que os operadores do governo têm no modelo, conhecido por sua robustez e versatilidade. A aquisição reforça o compromisso da Helibras em apoiar os esforços do CBMDF para garantir a proteção da população“, afirma Duek.

Versatilidade e Potência para Atendimentos Essenciais

O Grupo de Aviação Operacional (GAVOP) do CBMDF já opera dois modelos da linha Airbus, o H135 e o H130. Agora, a inclusão do H125 ampliará ainda mais a capacidade de proteção da instituição no Distrito Federal. Este novo helicóptero será designado para missões essenciais à população, como serviços médicos de emergência, busca e salvamento, e combate a incêndios. Com sua versatilidade, baixo requerimento de manutenção, e capacidade de operar em ambientes quentes e extremos, o H125 será um trunfo valioso na frota do CBMDF.

H125: Líder do Mercado em Alta

Hoje, cerca de 4.200 helicópteros da família H125 operam em todo o mundo, enfrentando as condições mais exigentes. Cerca de 550 deles estão na América Latina. Em 2022, o H125 alcançou uma participação de mercado de 63% na categoria de helicópteros monomotores intermediários. No ano passado, 161 helicópteros H125 foram encomendados, estabelecendo um recorde de vendas na última década. Com a nova aquisição, o CBMDF se junta a uma lista crescente de instituições que confiam no H125 para garantir a segurança e o bem-estar de suas comunidades.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).