Durante o Programa Capitania Itinerante, foram realizadas vistorias navais em embarcações pesqueiras

De 19 a 23 de junho, as ondas suaves da comunidade costeira de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, foram o cenário de um programa de assistência marítima sem igual. O programa “Capitania Itinerante”, conduzido pela Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), estendeu seu farol de serviços até a região, levando uma série de benefícios a 220 membros da comunidade marítima. Um atendimento itinerante que busca oferecer soluções rápidas, abrangentes e acessíveis, sem que os pescadores precisem se afastar de suas atividades diárias ou de suas famílias.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Parceria com a Associação de Pescadores do Distrito de Itaipava

Ao longo desses cinco dias, a CPES se uniu à Associação de Pescadores do Distrito de Itaipava (APEDI), fortalecendo a rede de apoio aos profissionais do mar e contribuindo para um relacionamento mais próximo e produtivo entre eles e a capitania. A parceria visou ampliar o acesso aos serviços marítimos, desde a emissão de documentos até a instrução sobre a segurança do tráfego aquaviário, passando por regularização de embarcações e recadastramento de aquaviários. Tudo isso através do Sistema de Cadastro Digital da Marinha do Brasil (SISCAD), que foi um dos principais pontos de interesse durante a visita.

Resultados expressivos e compromisso com a comunidade

download
Um dos serviços prestados pelo programa Capitania Itinerante foi a renovação da CIR

Durante essa jornada, 28 Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR) foram entregues, 96 processos foram protocolados, 89 questões foram esclarecidas e sete vistorias navais foram realizadas. Foram momentos de aprendizado, diálogo e cooperação, onde cada integrante da comunidade pôde perceber a importância das atividades desenvolvidas pela Capitania. Para a CPES, o resultado expressivo dessa ação reforça o seu compromisso com a sociedade capixaba, a vontade de estender a mão sempre que necessário, e a intenção de continuar sendo um farol de orientação para os navegantes.

Percepção ampliada e perspectivas futuras

O programa “Capitania Itinerante” permite à CPES abranger mais regiões do estado, reduzindo distâncias, facilitando o acesso a serviços e fortalecendo a conexão com os profissionais do mar. A iniciativa não só atende a uma necessidade atual, mas abre novos horizontes para a população local. A percepção ampliada das atividades desempenhadas pela Capitania possibilita a conscientização e o entendimento dos procedimentos de regularização de embarcações por vistorias navais e de cadastro de embarcações, conduzindo a um futuro onde a segurança, a inclusão e o desenvolvimento sejam as marés que regem a comunidade marítima do Espírito Santo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).