A abertura da aula inaugural do V Curso Especial de Perito Criminal Militar foi realizada pelo Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) deu início à V Turma do Curso Especial de Perito Criminal Militar (C-Esp-PCM/2023) no dia 6 de março. O curso tem a finalidade de preparar os alunos para exercerem funções técnicas de Perito Criminal Militar, para compor os Serviços de Polícia Judiciária Militar (SPJM) dos Distritos Navais, proporcionando maior produtividade e celeridade nos procedimentos para a apuração dos crimes militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A turma do C-Esp-PCM/2023 é composta por 14 militares, sendo 11 da Marinha do Brasil, um da Força Aérea Brasileira, um do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro e um da Guarda Municipal do Município do Rio de Janeiro. Durante os próximos sete meses, o curso será ministrado por integrantes do Serviço de Polícia Judiciária Militar (SPJM) e por instrutores de Instituições Militares/Civis.

A aula inaugural contou com a presença do Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, Ministro do Superior Tribunal Militar, que ministrou uma palestra sobre os aspectos históricos da Justiça Militar da União, desde os seus primórdios até os dias atuais. Além disso, os alunos também assistiram às palestras do Promotor de Justiça Militar da 1ª Procuradoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar, Dr. Fernando Hugo Miranda Teles, e da Perita Papiloscopista, Dra. Ludmila Álem, que abordaram, respectivamente, os temas “A Importância da Perícia nas Investigações dos Crimes Militares” e “A Importância da Perícia Papiloscópica em local de Crime”.

Após a conclusão do C-Esp-PCM, os militares estarão aptos a realizarem perícias nas seguintes áreas: Papiloscópicas, Fotográfica Forense, Características Físico Morfológicas, Documentoscópica, Balística Forense, Local de Incêndio e Explosão, Acidentes de Trânsito, Perícia em Áudios e Imagens Forenses, Reprodução Simulada, Técnicas de Coletas de Vestígios, Evidências e Indícios e Local de Crime/Morte Violenta.

A criação do C-Esp-PCM foi estabelecida pela Portaria n° 30, de 30 março de 2017, do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha. Desde então, o curso tem sido uma importante iniciativa para a preparação de militares para a realização de perícias em casos de crimes militares. A V Turma do Curso Especial de Perito Criminal Militar (C-Esp-PCM/2023) é mais uma ação do Com1ºDN para garantir a qualidade e eficiência na realização de investigações e apurações de crimes militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).