Sob a liderança do General Almeida Júnior, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva está fortalecendo suas relações institucionais, particularmente com a Colômbia. Uma visita realizada ao Pelotão do Exército Nacional da Colômbia, em La Pedrera, pelo Comandante da 16ª Brigada e pelo Tenente Coronel Souza Rosa, do Comando de Fronteira Japurá/17° BIS, é um claro exemplo dessa iniciativa. Esta ação, ocorrida no final de dezembro de 2023, visa consolidar a colaboração entre as Forças Armadas dos dois países, focando no combate a crimes transnacionais na região de fronteira.

Fortalecimento da Colaboração Militar e Segurança Regional

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A visita à Colômbia representa um esforço significativo para aumentar a integração e cooperação militar na região. Estabelecendo um diálogo e compartilhamento de informações e táticas, as Forças Armadas de Brasil e Colômbia buscam criar uma frente unificada contra desafios comuns como o narcotráfico, contrabando e outras atividades ilegais que ameaçam a segurança na fronteira.

Parceria Estratégica com a Academia

Além da colaboração militar, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva também está expandindo suas relações institucionais no campo acadêmico. A recepção do Professor Nelcioney José de Souza Araújo, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas, na 16ª Brigada, reflete esse esforço. O professor solicitou apoio para pesquisas de mestrandos, visando compreender a importância estratégica da Brigada nas Missões no contexto da Política Nacional de Defesa.

Fomento à Educação e Pesquisa em Tefé

Os diálogos também incluíram a possibilidade de oferecer um curso de Pós-graduação em Geografia na cidade de Tefé, a partir de 2024. Este curso, junto com pesquisas nas áreas de Geomorfologia e Hidrologia no Rio Japurá, com base na Vila Bitencourt, sede do 3° Pelotão Especial de Fronteira, demonstra a intenção de integrar ainda mais as atividades acadêmicas e militares, fornecendo uma base sólida para o estudo e a compreensão da região.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).