LAEP-10 “Itapuã” durante prova de mar da Baía de Todos os Santos. Foto: 1ºT (T) RODRIGO SILVA

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) concluiu, no mês de junho, o processo de prontificação e transferência da Lancha de Apoio ao Ensino e Patrulha – LAEP 10 “Itapuã” para a Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante aproximadamente oito meses, a “Itapuã” foi submetida a uma série de reparos tais como a recuperação das estruturas de fibra, revisão geral de motores propulsores, instalação dos equipamentos de navegação e comunicações, além de serviços de pintura geral.

A “Itapuã” serviu na CPBA por quase 25 anos e durante esse tempo foi empregada em diversas missões no litoral baiano como procissões marítimas, Operação Amazônia Azul, além de ter sido usada frequentemente nas ações de Inspeção Naval.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).