Curitiba (PR) – No dia 3 de dezembro, o 5º Batalhão de Suprimento, “Batalhão General Felippe Antônio Xavier de Barros”, recebeu a visita de 12 veteranos do efetivo variável do ano de 1973, incorporados no extinto Depósito Regional de Subsistência da 5ª Região Militar (DRS/5), atual 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup) e designados para a 5ª Companhia Depósito de Subsistência (5ª CDS), atual 1ª Companhia de Suprimento (1ª Cia Sup). Entre os veteranos, encontrava-se o Soldado Willian Saldanha, praça mais distinta do ano de 1973.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O motivo da visita foi comemorar o cinquentenário de incorporação, que ocorrerá no mês de janeiro de 2023. Vale ressaltar que, no ano de 1973, foram incorporados 45 soldados, destes, 3 foram engajados passando a compor o efetivo profissional do antigo DRS/5.

Os veteranos foram recebidos no Salão de Honra do Batalhão pelo Comandante do 5º B Sup, Tenente-Coronel Carlos Nunes Pacheco Neto, passando, a seguir, a percorrer as instalações do aquartelamento, visitando o Depósito de Suprimento Classe I (material de subsistência), Classe II (material de intendência) e o Laboratório de Inspeção de Alimentos e Bromatologia (LIAB). Na sequência, assistiram a uma palestra institucional do comandante do Batalhão, finalizando a visita com uma confraternização.

Esteve presente na visita o Primeiro-Tenente R1 Luiz Carlos Soluchinsky, incorporado às fileiras do Exército Brasileiro no ano de 1965, na época na graduação de Terceiro-Sargento, que ministrou instruções para o referido efetivo incorporado, e que, no ano de 1990, criou a canção do 5º B Sup, juntamente com o Coronel João Antônio Pregnolato, atualmente cantada pela tropa em formatura de aniversário de criação do 5º Batalhão de Suprimento.

Durante todo o período da visitação, a emoção tomou conta de todos, os quais reviveram seus momentos e suas histórias na caserna, cujas lembranças carregam até hoje, 50 anos após a incorporação, deixando entre nós a certeza de que “UMA VEZ SOLDADO, SEMPRE SOLDADO!”

Fonte: 5º B Sup

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).