De 18 a 22 de maio, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realizou a operação “Choque de Ordem”. Durante esta operação, as ações de fiscalização do tráfego aquaviário foram intensificadas em Morro de São Paulo e Gamboa do Morro, ambas localizadas no Arquipélago de Cairu, Bahia.

Resultados da Operação

A ação resultou na abordagem de 174 embarcações, das quais 12 foram notificadas e 3 apreendidas. Além disso, 36 testes de alcoolemia foram realizados em condutores de embarcações durante as abordagens.

Turismo Náutico no Arquipélago de Cairu

O Arquipélago de Cairu, conhecido por suas belas praias, tem uma intensa atividade de turismo náutico durante todo o ano. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo de Cairu, 283 embarcações estão regularizadas e operam diariamente em passeios por todo o arquipélago.

Declaração do Capitão dos Portos da Bahia

Segundo o Capitão dos Portos da Bahia, Wellington Lemos Gagno, “as ações são de extrema relevância porque reforçam a presença da Marinha do Brasil nas localidades, e fiscalizam o cumprimento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, garantindo assim a segurança na navegação de todos aqueles que se fazem ao mar”.

Participação da Polícia Militar da Bahia e da Guarda Municipal de Cairu

A operação também contou com a participação da Polícia Militar da Bahia e da Guarda Municipal de Cairu, que auxiliaram na fiscalização de delitos ambientais e da atividade irregular de turismo náutico.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).