A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), em uma iniciativa louvável, levou conhecimento e segurança à Escola Municipal de Bom Jesus, situada na Ilha da Bom Jesus dos Passos. No dia 10 de outubro, cerca de 130 crianças foram beneficiadas com uma palestra educativa e a doação de coletes salva-vidas. As empresas Enseada Indústria Naval e Campomar Náutica foram parceiras nesse gesto, contribuindo com os equipamentos e reforçando a importância da segurança da navegação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Instrução Didática e Prática

FOTO 2 scaled

Mais do que apenas receber os coletes, as crianças tiveram a oportunidade de aprender, de forma didática, como manuseá-los e utilizá-los corretamente. Afinal, o equipamento só é eficaz quando usado da maneira adequada. Além disso, tiveram a chance de conhecer a Embarcação de Casco de Polietileno de Alta Densidade – ECPEAD “Cação”, utilizada pela CPBA em inspeções navais. Uma experiência enriquecedora que uniu teoria e prática em prol da segurança.

Bom Jesus dos Passos: Uma Ilha de Tradições e Navegação

Localizada no coração da Baía de Todos os Santos, a cerca de 15 milhas náuticas de Salvador, a Ilha de Bom Jesus dos Passos é um polo de atividades ligadas ao mar. Seja pela agricultura familiar, pelo turismo náutico, pela pesca ou pelo transporte de passageiros, a relação da comunidade com as águas é intrínseca. E é justamente por essa razão que ações como a da CPBA são tão cruciais para a região.

Formando uma Mentalidade de Segurança

O Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, ressaltou a relevância da campanha. “É de extrema importância para a CPBA realizar essa campanha que contribui para a formação de uma mentalidade de segurança em crianças que, naturalmente, utilizam embarcações como meio de transporte ou lazer”, afirmou. Afinal, a segurança começa com a conscientização, e nada melhor do que começar essa formação desde cedo.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).