No dia 16 de agosto, por vídeoconferência, foi realizada a Palestra “O Programa Antártico Brasileiro” para os pesquisadores do Núcleo de Avaliação da Conjuntura (NAC) e para os doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM) e ALUMINI PPGEM da Escola de Guerra Naval (EGN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento iniciou-se com a pesquisadora Gabriele Marina Molina Hernandez que ministrou um breve histórico sobre a presença do Brasil na Antártica e todos os interesses que o País possui na região. Logo após, o Capitão de Fragata (FN) Vettorazzo, Chefe do Grupo Base Polaris da EACF, conduziu os participantes em uma visita virtual pelas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz, compartilhando com todos como é viver no Continente Antártico.

No final, a pesquisadora Gabriele e o Comandante Vetorazzo responderam às várias perguntas dos participantes, confirmando a relevância do debate sobre a presença do Brasil na Antártica.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).