No dia 24 de agosto, suspendeu do porto de Walvis Bay – Namíbia, o NS Elephant, navio capitânia da Namibian Navy (NN), com a missão de participar das comissões do Bicentenário da Independência do Brasil e Operação “Unitas LXIII”, que ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro (RJ) no mês de setembro. Esta será a primeira travessia do Oceano Atlântico de um meio da Marinha da Namíbia para participar de um Grupo Tarefa Multinacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

indicativo de costado ns elephant
Indicativo de Costado NS Elephant

Durante a preparação do navio, a Missão de Assessoria Naval do Brasil na Namíbia contribuiu com adestramentos e exercícios operativos nas áreas de Navegação, Fainas Marinheiras, Controle de Avarias, Máquinas e Operações.

O Navio Multipropósito, construído em Wuhan na República Popular da China e incorporado a NN em 2012, é empregado em missões de patrulha e transporte. Possui 2.858 toneladas de deslocamento, 108 metros de comprimento e 14 metros de boca, sendo equipado com 2 motores a diesel e bow thruster. O meio também possui um convés de voo e conta com reparos de metralhadoras de 37mm e 14.5mm.

Para representar o país, além da tripulação, embarcou um destacamento de Fuzileiros e membros de outras Forças, totalizando 116 militares.

desatracacao do navio ns elephant
Desatracação do navio
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).