Em uma iniciativa que visa aprimorar as habilidades e conhecimentos dos oficiais do Exército Brasileiro, o 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), localizado em Santa Maria (RS), abriu suas portas nos dias 21 e 22 de agosto para receber os capitães alunos do Curso de Cavalaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), que tem sua sede no Rio de Janeiro. Esta visita, mais do que uma simples excursão, representou uma oportunidade única para esses oficiais vivenciarem na prática os ensinamentos teóricos adquiridos em sala de aula.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Observação e Planejamento em Campo

imagem 2023 08 29 054244344

Uma das principais atividades realizadas durante a visita foi a montagem de Postos de Observação. Nestes postos, os capitães alunos tiveram a chance de observar e analisar o terreno, relacionando-o com o planejamento de manobra previamente estudado na EsAO. Esta experiência prática permitiu que os futuros capitães aperfeiçoados avaliassem a eficácia de seus planos, decidindo se deveriam mantê-los ou fazer ajustes necessários. O objetivo? Garantir que, em uma operação ofensiva real no nível Regimento/Unidade, as decisões tomadas sejam as mais acertadas possíveis.

Conhecendo as Particularidades dos Blindados

imagem 2023 08 29 054310157

Além da experiência em campo, a comitiva teve a oportunidade de se aprofundar no universo dos blindados. Eles foram apresentados ao Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e tiveram a chance de visitar as instalações do “Regimento Vanguardeiro”. Durante esta visita, os objetivos foram claros: entender as especificidades operacionais de uma unidade especializada em carros de combate, conhecer as capacidades da viatura blindada de combate (VBC) Leopard 1 A5 BR e, por fim, absorver o método de trabalho desenvolvido pela Seção de Instrução de Blindados da Unidade.

imagem 2023 08 29 054324808 imagem 2023 08 29 054343524

A visita ao 1º RCC não foi apenas uma atividade complementar para os capitães alunos do Curso de Cavalaria da EsAO. Foi, acima de tudo, uma chance de vivenciar na prática os desafios e responsabilidades que os aguardam em suas futuras missões. A troca de experiências e conhecimentos entre os oficiais e os membros do regimento enriqueceu ainda mais a formação destes futuros líderes do Exército Brasileiro.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).