O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, abriu suas portas para visitas do público em geral nos dias 15, 16 e 22 de abril, durante o prestigioso evento náutico Ocean Race. Além do público em geral, a embarcação também recebeu alunos, velejadores e representantes de outras instituições em outros dias do evento. Essa iniciativa visa promover a interação entre a Marinha e a sociedade, além de divulgar as tradições navais e a mentalidade marítima.

Em uma das visitas, mais de 90 crianças tiveram a oportunidade de cantar a bordo do navio, acompanhadas pela banda musical da embarcação. As canções escolhidas foram “Sail a Future” e o Hino “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil. Heitor Giacchin, um aluno de 9 anos e filho de militar da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, compartilhou seu entusiasmo em cantar a canção “Cisne Branco”, que aprendeu com seu pai. “Meu avô foi da Marinha, meu pai é da Marinha e eu quero ser da Marinha também”, afirmou o garoto.
O comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu, explicou que a embarcação tem como função exercer atividades diplomáticas e de Relações Públicas. “O ‘Cisne Branco’ tem a missão de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, como o The Ocean Race, além de divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais”, ressaltou.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Construído em Amsterdã, na Holanda, o Navio-Veleiro foi entregue à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000, durante a largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A embarcação foi incorporada à Armada em 9 de março do mesmo ano, após passar pela Mostra de Armamento.
A participação do “Cisne Branco” no evento Ocean Race se encerrará hoje (23), com a largada da Regata. A bordo, estarão autoridades da Marinha e representantes de instituições civis, que acompanharão o desfecho do evento esportivo em Itajaí. No entanto, o estande da Marinha permanecerá aberto até às 18h.