Crianças visitam o Navio-Veleiro – Imagem: Cabo-ET Fábio Schulze

O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil, abriu suas portas para visitas do público em geral nos dias 15, 16 e 22 de abril, durante o prestigioso evento náutico Ocean Race. Além do público em geral, a embarcação também recebeu alunos, velejadores e representantes de outras instituições em outros dias do evento. Essa iniciativa visa promover a interação entre a Marinha e a sociedade, além de divulgar as tradições navais e a mentalidade marítima.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ocean race foto3
Estudantes cantaram a canção “Cisne Branco”, a bordo do Navio-Veleiro – Imagem: Cabo-ET Fábio Schulze

Em uma das visitas, mais de 90 crianças tiveram a oportunidade de cantar a bordo do navio, acompanhadas pela banda musical da embarcação. As canções escolhidas foram “Sail a Future” e o Hino “Cisne Branco”, da Marinha do Brasil. Heitor Giacchin, um aluno de 9 anos e filho de militar da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, compartilhou seu entusiasmo em cantar a canção “Cisne Branco”, que aprendeu com seu pai. “Meu avô foi da Marinha, meu pai é da Marinha e eu quero ser da Marinha também”, afirmou o garoto.

O comandante do Navio-Veleiro “Cisne Branco”, Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu, explicou que a embarcação tem como função exercer atividades diplomáticas e de Relações Públicas. “O ‘Cisne Branco’ tem a missão de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, como o The Ocean Race, além de divulgar a mentalidade marítima e preservar as tradições navais”, ressaltou.

Construído em Amsterdã, na Holanda, o Navio-Veleiro foi entregue à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000, durante a largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. A embarcação foi incorporada à Armada em 9 de março do mesmo ano, após passar pela Mostra de Armamento.

A participação do “Cisne Branco” no evento Ocean Race se encerrará hoje (23), com a largada da Regata. A bordo, estarão autoridades da Marinha e representantes de instituições civis, que acompanharão o desfecho do evento esportivo em Itajaí. No entanto, o estande da Marinha permanecerá aberto até às 18h.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).