No dia 4 de dezembro, a Ilha de Cotijuba, em Belém (PA), foi palco de uma ação cívico-social singular: o Natal dos Ribeirinhos. Realizado pela Marinha do Brasil em parceria com a Sociedade Amigos da Marinha Pará (Soamar-PA), o evento aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de São Francisco e focou na comunidade local, especialmente nas crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Cotijuba. As atividades incluíram a distribuição de cestas básicas, brinquedos e coletes salva-vidas, além de orientações sobre segurança da navegação e higiene bucal.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem ao Herói José Cardoso Lemos

2 0

A escolha da comunidade de Cotijuba para este evento foi uma homenagem direta a José Cardoso Lemos, um pescador local que demonstrou bravura excepcional ao salvar 35 pessoas do naufrágio da embarcação “Dona Lourdes II” em setembro de 2022. Este ato de heroísmo rendeu a Lemos um Certificado de Louvor por Bravura Excepcional no Mar pela Organização Marítima Internacional, em Londres.

Presença de Autoridades e Reconhecimento

O evento contou com a presença do Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, que destacou a importância da ação e a escolha de Cotijuba como uma forma de reconhecer o valor das pessoas que vivem nos rios e nos mares. O presidente licenciado da Soamar-PA, Relton Osvaldo Pureza Pinto, expressou seu desejo de que tais ações continuem a trazer alegria às crianças da região.

Resgate Heroico de José Cardoso Lemos

O resgate realizado por José Cardoso Lemos no naufrágio da “Dona Lourdes II” é um exemplo notável de coragem e altruísmo. Lemos, ao ser alertado sobre o naufrágio, não hesitou em lançar-se ao mar para salvar os náufragos, demonstrando um senso de humanidade e bravura que transcende as expectativas ordinárias.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).