A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada no coração do Brasil, foi palco de uma cerimônia que carrega consigo quase um século de tradição. No sábado, 19 de agosto, os cadetes do 1º ano, pertencentes à Turma General Rodrigo Octávio, receberam seus espadins, um marco em suas carreiras. Este espadim, uma réplica da espada do Duque Caxias, patrono do Exército Brasileiro, é mais do que um objeto: é o símbolo da honra militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Ilustres e Significativas

imagem 2023 08 21 154810415

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, tanto militares quanto civis. Entre elas, o Ministro de Estado da Defesa, Senhor José Múcio Monteiro Filho, e o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Mas, além das autoridades, o que realmente deu vida à cerimônia foi a presença dos familiares e amigos dos cadetes. Eles testemunharam 387 jovens, representando todas as regiões do Brasil e nove outras nações, recebendo seus espadins e confirmando seus títulos de cadetes de Caxias.

Momentos de Emoção e Orgulho

imagem 2023 08 21 154713259

Dentre os muitos momentos emocionantes da cerimônia, destaca-se a entrega do espadim ao primeiro colocado da turma, o Cadete Marcelo Fabricio Nocchi, de Porto Alegre-RS, pelas mãos do Ministro da Defesa. Outro ponto alto foi o testemunho do veterano da AMAN, Sr. Davi de Jesus, que, ao entregar o espadim ao seu filho, o Cadete Kelvin, relembrou sua trajetória e a influência que teve na decisão do filho de se tornar um Cadete de Agulhas Negras. O sentimento de orgulho e responsabilidade foi reforçado pelo discurso do Ministro da Defesa, que ressaltou a importância da formação e preparação dos futuros líderes militares.

Rumo ao Oficialato

imagem 2023 08 21 154742311

A cerimônia de entrega dos espadins é apenas um dos muitos passos na jornada desses jovens cadetes rumo ao oficialato. Cada espadim entregue carrega consigo a tradição, o respeito e a responsabilidade que cada cadete deve ter ao servir sua nação. A AMAN, com sua rica história e tradição, continua a formar líderes militares que, com honra e dignidade, serão os guardiões de nossas mais caras tradições.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).