O intercâmbio realizado pelo Capitão de Fragata Anderson Alves Pereira Lopes, representando a Marinha do Brasil junto à Prefeitura Naval Argentina (PNA), simboliza um esforço contínuo e produtivo de colaboração entre as autoridades marítimas dos dois países. Este intercâmbio, fruto de um Memorando de Cooperação revisado, destaca a importância da capacitação de pessoal, da troca de informações vitais e da cooperação em temas cruciais como segurança da navegação, segurança marítima e fluvial, e prevenção da poluição ambiental.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Experiências Operativas e Avanços Significativos

intercambio argentina foto1
CF (T) Pereira Lopes em visita às intalações do Centro de Controle de Tráfego do Rio da Prata

Durante seu intercâmbio, o Comandante Pereira Lopes vivenciou uma série de atividades operativas e de troca de conhecimentos, marcando um avanço significativo na cooperação bilateral. Embarcando em missões de patrulha e adestramento, participando de exercícios da tripulação e familiarizando-se com a rotina e organização a bordo de navios argentinos, o oficial brasileiro contribuiu para fortalecer o entendimento e a eficácia das operações marítimas entre as duas nações.

Intercâmbio de Conhecimento e Visão Expandida

Além das experiências operativas, a interação com setores cruciais da PNA permitiu uma visão abrangente e detalhada das operações, estratégias e responsabilidades das autoridades marítimas argentinas. Visitas a departamentos educacionais, de saúde, de proteção ambiental e outros, bem como a participação em videoconferências importantes, sublinharam a profundidade e o valor da troca de conhecimentos e experiências.

Reconhecimento e Perspectivas Futuras

A homenagem concedida ao Comandante Pereira Lopes pela PNA, juntamente com a experiência enriquecedora do Prefecto Mayor Carlos Damian Apablaza no Brasil, reflete o sucesso e a importância desse intercâmbio. As atividades e os insights compartilhados por ambos os oficiais de ligação reforçam a relevância do Acordo de Cooperação entre as autoridades marítimas do Brasil e da Argentina e sinalizam para futuros projetos e colaborações que continuarão a fortalecer a segurança marítima e a cooperação regional.

Um Compromisso Conjunto com a Excelência Marítima

intercambio argentina foto2
Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas, e Prefecto Mayor Carlos Damian Apablaza

O Diretor de Portos e Costas enfatiza o crescimento e o fortalecimento contínuos da relação entre as autoridades marítimas brasileira e argentina. A cooperação interinstitucional, o intercâmbio de informações técnicas e operacionais, e a dedicação à salvaguarda da vida humana e ao meio ambiente refletem um compromisso conjunto com a excelência marítima e com a manutenção de laços de amizade e confiança mútua duradouros.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).