Na cidade de Blagoevgrad, Bulgária, aconteceu uma das mais prestigiadas competições de matemática do mundo: a 30ª edição da International Mathematics Competition for University Student. Entre os dias 31 de julho e 6 de agosto, jovens talentos de diversos países se reuniram para um desafio de alto nível, e o Brasil esteve muito bem representado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), que trouxe para casa uma medalha de ouro e outras seis premiações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Equipe Brasileira

imagem 2023 08 16 063335030

Sob a liderança do professor Leonardo Zão, sete alunos do IME, uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, formaram a equipe que representou o país. Durante a competição, os participantes enfrentaram dois dias consecutivos de provas, cada uma com cinco horas de duração. As questões abordaram tópicos de álgebra, análise combinatória e geometria. Este ano, a Olimpíada contou com a participação recorde de 393 alunos, divididos em 70 equipes de universidades de diversos países, como África do Sul, Alemanha, China, Colômbia, França, Israel, Inglaterra, México e Singapura.

As Medalhas e Honrarias

O destaque brasileiro ficou por conta do aluno militar Francisco Nazário Pereira Júnior, do 3º ano do Curso de Engenharia Eletrônica, que conquistou a Medalha de Ouro. Mas o brilho da equipe não parou por aí:

  • Medalha de Prata: Aluno militar Guilherme Bernardo da Silva, do Curso Básico
  • Medalha de Bronze: Aluno civil Henrique Galizzi Fae e Aluno militar Johannes Elias Joseph Salomão, ambos do 3º ano do Curso de Engenharia da Computação
  • Menção Honrosa: Aluno civil Alfredo Quintella Pinto, Aluno civil João Pedro Oliveira Rodrigues e Aluno militar Levy Pereira Ribeiro, do 3º ano de Engenharia Mecânica.

O Impacto para o Brasil

imagem 2023 08 16 063921464

Esta conquista não é apenas um triunfo pessoal para os alunos e professores envolvidos, mas também um marco para a educação brasileira. O desempenho do IME na competição internacional demonstra o potencial do Brasil na formação de profissionais altamente qualificados e reforça a importância de investimentos na educação e na ciência. É um exemplo inspirador para jovens estudantes de todo o país, mostrando que o Brasil tem talento e capacidade para brilhar nos palcos mais competitivos do mundo acadêmico.

Serviço: Para mais informações sobre o Instituto Militar de Engenharia (IME), visite o site oficial ou entre em contato através dos canais de comunicação da instituição.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).