O Comando Militar do Oeste (CMO) realizou, entre os dias 1º e 4 de novembro, o exercício de simulação construtiva (jogo de guerra) da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz) em Cuiabá (MT), que foi coordenado e planejado pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp/CMO), no âmbito da Operação Escudo Verde, tema tático integrador do CMO para o seu Programa de Adestramento Avançado em 2021.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício, por meio de trabalhos de planejamento diante um quadro tático mais realista, exigiu dos participantes, dentre outros aspectos, conhecimento e prática da doutrina militar terrestre, flexibilidade e rapidez de raciocínio face a problemas militares simulados desafiadores tanto na dimensão física como na dimensão informacional, e permitiu a liderança dos quadros, especialmente dos comandantes nos níveis brigada e unidade.

Dessa forma, o CMO encerrou o Programa de Adestramento Avançado da 13ª Bda Inf Mtz, iniciado com a Operação Amazônia 2021, quando a brigada realizou um exercício que lhe exigiu uma alta capacidade de deslocamento estratégico da sua área de responsabilidade até a região de Manaus (distância da ordem de 4000 Km).

Fonte: CMO
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).