Entre os dias 1º e 7 de abril, militares do XVI Contingente do Exército Brasileiro da Missão Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), compondo o estado-maior da Brigada Espanhola, participaram do Exercício Cedro, realizado na Base Militar da Brigada X – Gusmán El Bueno –, localizada na cidade de Córdoba, Reino da Espanha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exercício Cedro validou o adestramento do estado-maior para consolidar conhecimentos, promover a integração e avaliar os militares que irão compor a Brigada Líbano XXXVII. Essa é a última fase do processo de preparo dos militares que serão desdobrados no território libanês entre maio e novembro de 2022.

Além disso, foram ministradas instruções de armamento, munição e tiro, primeiros socorros em campanha, defesa química biológica e nuclear, e proteção contra explosivos improvisados, com o objetivo de nivelar conhecimentos acerca das táticas, técnicas e procedimentos do Exército Espanhol.

Durante o exercício, o contingente do Exército Brasileiro, composto por dois majores, dois capitães e três subtenentes, aprofundou os estudos dos documentos oficiais da UNIFIL, realizaram seus respectivos trabalhos nas seções do estado-maior da brigada e solucionaram problemas militares simulados, conforme os incidentes mais comuns ocorridos durante a missão no Líbano.

O exercício contou com a supervisão do Chefe do Estado-Maior do Exército de Terra Espanhol, General de Exército Amador Enseñat y Berea, e com a avaliação da Divisão Castillejos, com a presença de seu Comandante, General de Divisão Carlos Jesús Melero Claudio. Os generais verificaram o trabalho dos militares brasileiros em conjunto com espanhóis, argentinos e salvadorenhos.

Finalizando o período de treinamento, o contingente brasileiro tem previsão de embarque para o Líbano no dia 6 de maio de 2022.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).