A Escola Superior de Defesa (ESD) está abrindo suas portas, virtualmente, para todos os brasileiros interessados em entender mais sobre os desafios e estratégias que envolvem a Defesa Nacional. Em sua XXVII edição, o Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN) promete ser um marco, trazendo debates ricos e a presença de especialistas renomados, tanto militares quanto civis.

Participe e Ganhe Certificação

O melhor de tudo? O curso é totalmente gratuito e ainda oferece uma certificação de 20 horas para aqueles que marcarem presença em pelo menos 75% das aulas. As aulas acontecerão entre os dias 6 e 10 de novembro, com horários adaptados para diferentes regiões do país. E para quem não pode estar presente em Rio Branco, Acre, onde o curso será sediado, há a opção de transmissão online pela @TVESD no Even3.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Temas que Moldam o Futuro do Brasil

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de explorar cinco temas cruciais:

  • Defesa Nacional: Para que e para quem? Uma reflexão sobre o propósito e os beneficiários das estratégias de defesa do país.
  • Fronteira e Defesa: Entenda os desafios e as estratégias de proteção das vastas fronteiras brasileiras.
  • Projetos Estratégicos da Defesa Nacional: Uma visão sobre os principais projetos que guiarão a defesa brasileira nos próximos anos.
  • Geopolítica da Amazônia Azul e a Defesa Nacional: Mergulhe na importância estratégica da nossa costa e os desafios de protegê-la.
  • Questões Climáticas, Desastres Naturais e Dimensão Humana da Defesa: Como as mudanças climáticas impactam a defesa nacional e qual o papel das forças armadas em desastres naturais.

Fique Conectado e Não Perca Nada!

Para mais informações e atualizações sobre o curso, siga a ESD nas redes sociais (@escolasupdefesa) e confira todos os detalhes no site oficial www.gov.br/esd.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).