Tel Aviv, Israel, 10.10.2023 - A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou de Tel Aviv, Israel, às 14h12 (horário de Brasília). A bordo, os 211 primeiros brasileiros resgatados após os conflitos recentes. Foto: Força Aérea Brasileira

Em meio à tensão crescente no Oriente Médio, o Brasil se mobiliza para garantir a segurança de seus cidadãos. Na madrugada desta quinta-feira (12), a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, recebeu mais um grupo de brasileiros repatriados de Israel. O avião KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), trouxe a bordo 214 pessoas que estavam retidas devido ao conflito entre Israel e o grupo Hamas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operação Voltando em Paz

Esta não é a primeira ação de resgate realizada pelo Brasil. Na madrugada anterior, outro avião da FAB aterrissou na Base Aérea de Brasília, trazendo 211 brasileiros. Desses, 107 desembarcaram na capital federal e os demais seguiram para o Rio de Janeiro em outras aeronaves da FAB. A operação, batizada de “Operação Voltando em Paz”, é uma iniciativa conjunta dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Até o próximo domingo (15), estão previstos mais quatro voos, com o objetivo de repatriar cerca de 900 brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina.

Parcerias e Articulações

A logística de retorno desses cidadãos não se limita apenas ao resgate. Após o desembarque no Brasil, a empresa aérea Azul assumirá os custos das passagens para o deslocamento final de cada repatriado, graças a uma parceria articulada pela Presidência da República. Os próximos voos de resgate pousarão em cidades estratégicas como Recife, São Paulo e novamente no Rio de Janeiro.

Contexto do Conflito

A situação no Oriente Médio se agravou recentemente, pegando muitos turistas brasileiros de surpresa. A maioria visitava cidades como Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (7), o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, iniciou um ataque contra Israel. Como resposta, Israel intensificou suas ações militares, bombardeando a região da Faixa de Gaza. Diante deste cenário, o Itamaraty já identificou pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em retornar ao Brasil.

Com info da Agencia Brasil

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).