Em um mundo cada vez mais interconectado, a busca pela paz e segurança globais torna-se uma missão de suma importância. Entre os dias 4 e 15 de setembro de 2023, Brasília se tornou o epicentro de uma iniciativa que visa fortalecer os laços de cooperação e aprimorar as habilidades dos profissionais dedicados a promover a paz mundial. O Major Becker, representando a Força Aérea Brasileira, e o Major Arruda, do Exército Brasileiro, ambos instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), tiveram a honra de participar, como alunos, do renomado Curso de Inteligência das Nações Unidas, uma iniciativa que reúne mentes brilhantes de diversos países com um objetivo comum: a construção de um futuro mais seguro e pacífico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolvendo Habilidades Cruciais para Missões de Paz

Snapinsta.app 380422916 17993189327253031 7664298832695383098 n 1080

O curso, que aconteceu nas modernas instalações da Escola Superior de Defesa (ESD), teve como principal objetivo preparar oficiais brasileiros e de nações amigas para assumirem papéis cruciais como Oficiais de Inteligência em Missões de Paz. Durante a capacitação, os participantes foram imersos em um ambiente de aprendizado intensivo, onde aprenderam a coletar e analisar informações vitais no teatro de operações. O treinamento intensivo permitiu que transformassem essas informações em produtos de inteligência valiosos, ferramentas essenciais para auxiliar os comandantes da missão nas tomadas de decisões estratégicas que podem moldar o futuro de regiões assoladas por conflitos.

Uma Confluência de Culturas e Experiências

O que tornou este curso particularmente especial foi a diversidade de seus participantes. Coordenado pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), o curso contou com a presença de 30 alunos dedicados, sendo 21 deles orgulhosamente representando as forças armadas brasileiras – Marinha, Exército e Força Aérea. Além disso, o curso também foi enriquecido pela participação de 9 discentes internacionais, vindos de países como Argentina, Líbano, México, Namíbia, Nigéria, Portugal, Senegal e Suriname. Esta mistura de culturas e experiências proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e troca de conhecimentos, fortalecendo os laços de cooperação e amizade entre as nações.

Rumo a um Futuro de Paz e Segurança Global

Snapinsta.app 379619460 17993189315253031 54389788560703307 n 1080

Ao participar deste curso, os instrutores do CCOPAB não apenas aprimoraram suas habilidades, mas também demonstraram o compromisso contínuo do Brasil em contribuir para esforços globais de manutenção da paz. A presença de representantes de tantas nações diferentes é um testemunho da importância de colaborar e aprender uns com os outros, especialmente em tempos de crescentes desafios globais. É uma iniciativa que ressalta a importância da união e da colaboração na busca por um mundo mais seguro e pacífico, onde a inteligência e a compreensão mútua são vistas como ferramentas vitais para alcançar a paz duradoura.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).