Militares formados estão aptos à função de nadador de resgate

O Comando do 4º Distrito Naval concluiu, no dia 16 de dezembro, o segundo Curso Expedito de Natação de Resgate Classe “B”, em Belém (PA). O curso foi conduzido pela Subseção de Mergulho do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Entre 23 matriculados, seis militares concluíram o curso: 3º Sargento Carlos Junior Cardoso Abreu, Cabo Willame Kayque Machado Diniz, Cabo Rodrigo Freitas Conceição (2º Batalhão de Operações Ribeirinhas); Cabo Robson Santos Guimarães (Capitania dos Portos Amazônia Oriental); Marinheiro Cristian Costa Dias (Navio Patrulha Bracui); e Marinheiro Gabriel Nunes Sá (Centro de Hidrografia e Navegação do Norte).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A capacitação ocorreu durante três semanas. Neste período, os alunos foram submetidos a um período de capacitação física, teste de suficiência física, aulas teóricas, treinamentos na água e provas escritas e práticas.

O Curso Expedito de Natação de Resgate Classe “B” tem como objetivo capacitar militares para desempenhar a função de nadador de resgate, habilitando-os a atuar em ações de socorro de pessoal e salvamento de material a partir de terra e de meios navais, qualificando-os para resgate de indivíduos em fainas de homem ao mar, primeiros socorros a vítimas de afogamento e resgate de tripulantes de aeronaves da Marinha do Brasil em situação de “crache” no mar.

O curso contou com o apoio de organizações militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval, além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, por meio de seu 1º Grupamento Marítimo Fluvial, e da Universidade Estadual do Pará.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).