O coração de Teerã, capital iraniana, foi palco de um evento significativo para as relações entre Brasil e Irã em 23 de agosto. A Aditância Militar do Brasil na República Islâmica do Irã realizou a cerimônia de transmissão de cargo do Adjunto Adido de Defesa, onde o Primeiro-Tenente Alexsandro Alberto Maria passou suas responsabilidades para o Segundo-Tenente Lucídio Guimarães de Andrade. Além dessa transição, o evento também antecipou as celebrações do Dia do Soldado, fortalecendo os laços entre os dois países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

imagem 2023 08 31 100615454

Presentes na cerimônia, figuras de destaque como o Ministro Carlos Alberto Bevilaqua Penna, Encarregado de Negócios da representação diplomática do Brasil no Irã, junto a diplomatas, funcionários da embaixada brasileira, adidos militares de outras nações, militares iranianos e convidados, marcaram sua presença, consolidando a importância da parceria entre as duas nações.

Homenagens e Reconhecimento

imagem 2023 08 31 100529384

A cerimônia também foi marcada por momentos de reconhecimento. O Coronel Pedro Ivo de Almeida Silva, Adido Militar do Brasil no Irã, fez a honra de impor a medalha Exército Brasileiro ao Coronel Samad Vafaei, Chefe do Protocolo Militar Iraniano. Este gesto simboliza a profunda apreciação e respeito entre os militares de ambos os países. Além disso, a entrega de Diplomas de Amigo da Aditância Militar reforça a conexão e a importância dessas parcerias.

imagem 2023 08 31 100727709

O Primeiro-Tenente Alberto, que atuava como Adjunto do Adido de Defesa, parte agora para um novo desafio, integrando o Gabinete do Comandante do Exército em Brasília. Enquanto isso, o Segundo-Tenente Lucídio, anteriormente alocado na Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar em Brasília, assume a importante função deixada por Alberto.

Relações Duradouras e Significativas

imagem 2023 08 31 100414807

Criada em 1976, a Aditância de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica do Brasil no Irã trabalha continuamente em assuntos de grande relevância para o Ministério da Defesa e as Forças Armadas Brasileiras no país persa. Mais do que uma relação política e militar, este ano é marcado por uma celebração especial: 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Irã. Uma história construída com respeito mútuo, cooperação e um profundo entendimento entre as duas nações.

imagem 2023 08 31 100459939

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).