Na cidade de Bogor, na Indonésia, um grupo de militares do Exército Brasileiro assumiu uma missão especial: ensinar. Durante quatro semanas, de 17 de julho a 11 de agosto, eles ministraram o Curso de Gerenciamento de Projetos de Engenharia no Centro de Preparação de Missões de Paz das Forças Armadas da Indonésia (PMPP TNI).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Time de Instrutores Brasileiros

imagem 2023 08 17 143505790

Representando a equipe de instrução brasileira estiveram presentes o Coronel QEM Marcos Luís Alves da Silva, o Tenente-Coronel QEM Fabrini Oliveira Matos, o Capitão QEM Luiz Pereira da Silva Neto, e a Segundo-Tenente OTT Joana Albuquerque Di Lucia Cerqueira Leite, todos do Departamento de Engenharia e Construção.

O Curso: Construindo Bases para a Paz

imagem 2023 08 17 143442385

O curso, destinado a 21 militares de nações da Ásia e Oceania, teve como objetivo capacitar esses profissionais na condução de projetos de engenharia. Isso inclui a construção de bases, instalações e infraestruturas no contexto de missões de paz da ONU. Este treinamento é parte de um projeto maior, sob a égide do Programa de Parceria Triangular das Nações Unidas, criado pela ONU em 2014. O Brasil, mostrando seu compromisso com a paz global, participa do programa desde 2017.

O Reconhecimento Internacional da Engenharia Militar Brasileira

A participação de militares do Exército Brasileiro na condução dessa atividade de ensino não é um acaso. Ela atesta o reconhecimento internacional da qualificação e experiência da nossa Engenharia Militar. Na cerimônia de encerramento, o Aditância do Exército Brasileiro na República da Indonésia fez questão de participar, entregando diplomas aos concluintes do curso e agradecendo ao Comando do PMPP TNI pelo apoio prestado à equipe de instrutores brasileiros.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).