Há exatos 45 anos, o 28 de setembro foi eternizado como o Dia Marítimo Mundial, uma celebração que hoje é reconhecida por 175 países membros da Organização Marítima Internacional (IMO), incluindo o Brasil. Mais do que apenas uma data no calendário, este dia serve para nos lembrar da vitalidade do setor marítimo para a economia global, garantindo a segurança da navegação, protegendo o ambiente marinho e valorizando os profissionais que dedicam suas vidas ao mar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

MARPOL aos 50 anos: Protegendo Nossos Oceanos

O tema deste ano, “MARPOL aos 50 anos – Nosso compromisso continua”, não poderia ser mais relevante. A Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (MARPOL) é um testemunho do compromisso global com a proteção dos nossos oceanos. Desde sua adoção em 1973, o setor marítimo passou por transformações significativas, sempre com um olhar atento à sustentabilidade. Mesmo com o transporte marítimo sendo o meio com a menor pegada de carbono por unidade de carga, esforços contínuos são feitos para reduzir ainda mais essa pegada, seja através da eficiência energética ou da adoção de combustíveis mais limpos.

Rumo a um Futuro Mais Verde

O mundo está mudando, e o setor marítimo está na vanguarda dessas mudanças. Em julho, os Estados-Membros tomaram uma decisão histórica ao aprovar uma nova estratégia para reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos navios, estabelecendo metas ainda mais ambiciosas. Essa é uma clara demonstração do compromisso contínuo do setor em proteger nosso planeta.

Celebração Brasileira: Homenageando os Guardiões do Mar

No Brasil, o Dia Marítimo Mundial é mais do que uma simples celebração. É uma oportunidade de homenagear aqueles que dedicam suas vidas ao comércio marítimo. No Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil presta tributo a aquaviários e organizações militares. Durante a cerimônia, são concedidas Medalhas Mérito Marítimo e outros prêmios, reconhecendo o trabalho e a dedicação desses profissionais. O Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho resumiu perfeitamente o sentimento do dia, destacando o sacrifício e a dedicação daqueles que mantêm o comércio marítimo vivo, fundamentais para o desenvolvimento e prosperidade do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).