Momento da soldagem da lancha

A Base Fluvial de Ladário (BFLa), organização militar subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), realizou, no dia 16 de junho, a cerimônia de batimento de quilha da Lancha de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Excalibur V”.

No evento, foi realizada a soldagem da última caverna do projeto de construção da “Excalibur V”, que representa um marco na construção da embarcação. As LOpRib “Excalibur” foram projetadas pela BFLa, levando-se em consideração as peculiaridades do Pantanal, como a sazonalidade do regime de águas do Rio Paraguai, permitindo que sejam empregadas em águas restritas, como braços de rios, com a presença de vegetação suspensa e bancos de areia.

Por suas características, é previsto seu emprego em diversos tipos de operações navais, como Operações Ribeirinhas; Operações de Interdição; Inspeção Naval; Busca e Salvamento (SAR); resgate e apoio às comunidades ribeirinhas; transporte de material e pessoal para combate a incêndios florestais; e lançamento de barreiras de contenção de agentes poluidores.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui