Como parte da Operação Carro-Pipa (OCP), o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou, entre os dias 3 e 7 de janeiro, vistorias nos tanques dos caminhões credenciados para a entrega de água no primeiro quadrimestre de 2022. As vistorias aconteceram nos mananciais localizados nas cidades alagoanas de Limoeiro de Anadia, Traipú, Pariconha e Pão de Açúcar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades atendem ao previsto no Edital nº 01/2021, do 59º BI Mtz. Na oportunidade, foi verificada a documentação dos motoristas, bem como dos mais de 190 veículos credenciados para entregar água potável na zona rural de municípios situados no Agreste e no Sertão alagoano. Em 2021, a OCP coordenada pelo 59º BI Mtz beneficiou, mensalmente, cerca de 155.000 pessoas.
A OCP é uma ação do governo federal, mantida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro. Tem por objetivo realizar o abastecimento de água potável para o consumo humano no Polígono da Seca Nordestina, norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Os caminhões que prestam serviço para a OCP são monitorados via satélite. Cada veículo leva um rastreador do Sistema de Monitoramento da Logística de Entrega de Água por Carros-Pipa (GPIPA). O equipamento funciona pelo sistema GPS para verificar as rotas dos pipeiros e pelo sistema global para comunicações móveis, enviando as informações com localização precisa.

Fonte: 59º Batalhão de Infantaria Motorizado

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).