No dia 16 de maio, a Base Naval de Aratu (BNA) conduziu um evento de requalificação prática da Equipe de Manobra e Crache em Terra (EQMAN-B). Este treinamento foi importante para recapacitar 24 militares de Organizações Militares (OM) subordinadas ao Comando do 2° Distrito Naval (Com2ºDN), através de exercícios de pouso e decolagem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apoio Logístico e Instrução

A BNA forneceu suporte logístico para as instruções teóricas e práticas. Além disso, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) disponibilizou uma aeronave “IH-6B (N-5054)”. O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval “Almirante José Maria do Amaral de Oliveira” (CIAAN) liderou a condução das instruções.

Aprimoramento da Capacidade Militar

A requalificação prática da EQMAN-B visou melhorar a capacidade dos militares nas manobras e operações aéreas. O objetivo desta capacitação é contribuir para o preparo dos meios navais na área do Com2ºDN.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).