No coração do Rio de Janeiro, o icônico Estádio do Maracanã foi palco de uma celebração especial no dia 19 de agosto. Em antecipação ao Dia do Soldado, a Banda do 1º Batalhão de Guardas (1º BG), vinculada ao Comando Militar do Leste (CML), fez uma apresentação emocionante antes da partida entre Fluminense-RJ e América-MG, válida pelo segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Surpresa Musical para a Torcida Tricolor

Os torcedores do Fluminense, conhecidos como o Tricolor das Laranjeiras, tiveram uma grata surpresa minutos antes do início do jogo. A Banda do 1° BG encantou a todos com uma performance do Hino do Fluminense e uma versão especial da música “Anunciação”, de Alceu Valença, canção que ressoa com paixão nas arquibancadas durante os jogos.

Valorizando a História e o Legado Militar

Antes mesmo dos jogadores iniciarem o aquecimento, os telões do Maracanã exibiram um vídeo produzido pela Seção de Comunicação Social do CML. O conteúdo destacou a relevância do Dia 25 de Agosto, Dia do Soldado e do Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. O vídeo também apresentou ao público o Comando Militar do Leste, mostrando algumas de suas capacidades e missões realizadas nos últimos anos.

Civismo e Emoção na Abertura da Partida

O grande momento da noite foi, sem dúvida, a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda, composta por mais de 70 músicos militares. Enquanto o hino era tocado, os telões do Maracanã exibiam a Bandeira do Brasil, criando um ambiente de profundo civismo e respeito. O Dia do Soldado é uma data que reverencia todos os membros do Exército Brasileiro, lembrando o legado de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, nascido em 25 de agosto de 1803, no local que hoje é o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).