Entre os dias 09 e 11 de maio, um grupo de 14 atletas do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) teve uma experiência imersiva na rotina dos Fuzileiros Navais. Como parte da 1ª fase do Estágio de Habilitação para Praças da Reserva de 2ª classe da Marinha (EHP), os atletas participaram de um adestramento no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM). Este exercício integra o Programa Olímpico da Marinha e visa promover a familiarização dos atletas com as atividades militares, especialmente aquelas desempenhadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Vivência Única 

Snapinsta.app 346268272 262991179524196 2566849426066586173 n 1080

Durante o adestramento, os futuros sargentos tiveram uma experiência completa do que é ser um Fuzileiro Naval. Alojados em barracas e alimentando-se com ração operativa de combate, os atletas foram imersos em uma rotina de atividades que incluiu desde instruções básicas de operações na selva e primeiros socorros, até orientação e navegação terrestre. O exercício também incluiu treino de tiro com fuzil M16 no simulador indoor e atividades de navegação terrestre diurna e noturna, com o auxílio de bússolas.

Desenvolvendo Valores

Além de familiarizar os atletas com as atividades militares, o objetivo do adestramento é fortalecer valores como o espírito de corpo, a perseverança e a abnegação. São habilidades e atitudes que, além de serem fundamentais no âmbito militar, são igualmente valiosas no esporte e na vida. Essa experiência, portanto, não apenas prepara os futuros sargentos para suas funções na Marinha, mas também contribui para o desenvolvimento pessoal e atlético de cada um.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).