Em uma ação que destaca o compromisso da Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) com as comunidades mais distantes, foi realizada, no dia 20 de outubro, uma edição especial do projeto “GAP Itinerante” no Povoado de Saramém, localizado no município de Brejo Grande. Esta iniciativa visa aproximar os serviços da Capitania daqueles que residem longe do centro urbano de Aracaju, garantindo que todos tenham acesso aos procedimentos e benefícios oferecidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Facilitando a Vida dos Navegadores Locais

O principal objetivo do projeto é simplificar a vida daqueles que dependem do mar para seu sustento ou lazer. Seja para quem possui barcos, lanchas ou para os aquaviários e amadores, o “GAP Itinerante” oferece uma oportunidade única de resolver questões administrativas sem a necessidade de longas viagens até a capital. Esta ação demonstra o reconhecimento da importância da comunidade marítima local e a vontade de servir de forma eficaz e eficiente.

Uma Gama de Serviços Oferecidos

Durante o evento no Povoado de Saramém, a população teve acesso a uma variedade de serviços essenciais. Entre eles, a inscrição, registro, renovação da Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e a emissão de 2ª via. Além disso, aqueles que atuam como arrais amador puderam renovar suas carteiras e solicitar a emissão de uma segunda via, facilitando assim a continuidade de suas atividades marítimas.

Construindo Pontes, Não Barreiras

Ações como o “GAP Itinerante” reforçam o papel da Capitania dos Portos não apenas como uma entidade reguladora, mas também como uma instituição comprometida com o bem-estar e progresso das comunidades que atende. Ao levar serviços essenciais diretamente às pessoas, a CPSE mostra que está construindo pontes de cooperação e entendimento, garantindo que todos, independentemente de onde residam, tenham suas necessidades atendidas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).