Nesta segunda-feira, 4 de outubro, o Teatro Pedro Calmon, situado ao lado do Quartel-General do Exército, recebeu a abertura da edição 2021 do Curso de Preparação para Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM). Voltado a oficiais superiores do Exército designados para comando, chefia e direção de organizações militares de todo o País, o evento reúne apresentações conduzidas por diversos órgãos de direção da Força.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura foi marcada por palestras do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, que discorreu sobre o relacionamento civil-militar, e por uma apresentação do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que ressaltou a situação atual, a visão de futuro do Exército e suas experiências como comandante. O primeiro dia do curso também contou com uma apresentação do Chefe do Estado-Maior do Exército (EME), General de Exército Amaro, que explanou sobre as atribuições do EME e a situação geral do poder de combate da Força Terrestre.

article 20

Pouco antes de sua apresentação, o General Paulo Sérgio frisou a importância do curso para a audiência. “Gostaria de externar os parabéns pela escolha e pela indicação de cada um dos senhores e senhoras para o desempenho dessa nobre atribuição que é o exercício do comando. Lembro-me de ouvir as orientações, diretrizes e experiências dos órgãos para que exercêssemos, na plenitude, nossa função. Não tenho dúvida de que, ao final da semana, todos estarão muito mais bem preparados do que agora”.

CPCOM
O Curso de Preparação para Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição (CPCOM) é coordenado pelo Gabinete do Estado-Maior do Exército. O objetivo principal do CPCOM é orientar os comandantes nomeados acerca de procedimentos, operacionais ou administrativos, que deverão ser adotados durante o exercício de suas funções no comando, na chefia ou na direção das organizações militares, possibilitando conduzi-las de acordo com as diretrizes da Alta Administração do Exército Brasileiro e a Diretriz Geral do Comandante do Exército.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).