Alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Vila Velha durante a palestra proferida pelo Comandante da EAMES

No dia 18 de abril, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) concluiu um ciclo de visitas dos alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Vila Velha. A iniciativa faz parte do programa de ampliação da mentalidade marítima no meio acadêmico, promovido pela própria escola. A visita teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes um contato mais próximo com as atividades da Marinha do Brasil, em especial no que diz respeito aos desafios inerentes à proteção das riquezas da Amazônia Azul e do país como um todo.

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Palestra sobre Poder Naval e Amazônia Azul

Os alunos da disciplina de Estratégia e Negociação Internacional assistiram a uma palestra ministrada pelo Comandante da EAMES, que abordou temas como o preparo e emprego do Poder Naval, a Amazônia Azul e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento da mentalidade marítima. A palestra buscou ampliar o conhecimento dos universitários sobre a importância da Marinha no cenário nacional e internacional, além de fornecer informações essenciais para a compreensão dos desafios enfrentados pela instituição.

Visita guiada e contato com futuros marinheiros

Após a palestra, os estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada pelas instalações da EAMES, conhecendo de perto o ambiente e os equipamentos que auxiliam na formação dos futuros marinheiros responsáveis por servir e defender a nossa pátria. A visita extraclasse permitiu aos universitários uma imersão na realidade da Marinha do Brasil, contribuindo para a formação de profissionais mais conscientes e preparados para atuar no âmbito das Relações Internacionais.

A visita à EAMES representou uma oportunidade valiosa para os alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Vila Velha, que puderam compreender melhor a importância do papel da Marinha na defesa e proteção das riquezas do Brasil. Além disso, a iniciativa reforça a importância da parceria entre instituições de ensino e a Marinha, na busca pela formação de profissionais cada vez mais qualificados e engajados com os desafios inerentes à área de atuação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).