Embraer sofre ataque ‘hacker’ e ainda avalia a extensão dos danos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Embraer informou na noite desta segunda-feira que sofreu um ataque hacker na semana passada, o que teria resultado “na divulgação de dados supostamente atribuídos à companhia na madrugada de 30 de novembro”.
Segundo a empresa, o ataque foi identificado no dia 25 de novembro. Os hackers teriam tido acesso, de acordo com a Embraer, a “apenas um ambiente de arquivos da companhia”. A fabricante de aeronaves não relevou, no entanto, que tipo de informações foram vazadas.
Sob condição de anonimato, pessoas familiarizadas com o caso afirmam que os autores do ataque pediram uma espécie de resgate à companhia, que deveria ser pago em criptomoedas, o que dificultaria a identificação dos receptores dos recursos.
Fontes informaram ainda que a Embraer ainda não restabeleceu todos os seus sistemas e que o ataque afetou o acesso, ao menos momentaneamente, de todos os funcionários que trabalhavam em home office.
Na ocasião, a equipe de tecnologia da informação da companhia disse aos colaboradores de que se tratava de uma instabilidade no sistema, e não de um ataque hacker.
No fato relevante divulgado ao mercado, a Embraer afirma que continua operando “com o uso de alguns sistemas em regime de contingência, sem impactos relevantes sobre suas atividades”.
Fonte: O Globo
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395