Entre os dias 19 e 21 de julho, o Heroico Colégio Militar do México, instituição responsável pela formação de oficiais do Exército Mexicano, celebrou seu Bicentenário com uma série de eventos. Em meio às comemorações, a Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA) promoveu o Simpósio Acadêmico Internacional: “A Liderança como Eixo Central na Formação Militar”, uma iniciativa voltada ao compartilhamento de experiências e à discussão sobre os aspectos da liderança militar.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A AMAN no México

O Brasil marcou presença no evento através da comitiva da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), composta pelo Coronel PTTC Kleger Luz da Silva, chefe do Centro de Desenvolvimento de Liderança da AMAN, pelos Cadetes de Infantaria Vinícius Tristão Grazziotti Filho e Luiz Otávio de Andrade Dorini, e pelo Cadete de Material Bélico Gabriel Mazini Pinto. Também participou da atividade o Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil no México, Coronel Marcio de Lima Ribeiro.

Um Encontro Internacional de Lideranças Militares

O simpósio internacional reuniu mais de 1600 militares de 23 países, um marco importante na colaboração e compartilhamento de experiências entre instituições militares ao redor do mundo. O objetivo do evento foi discutir experiências metodológicas no âmbito educativo e suas implicações para a formação e profissionalização dos discentes militares. Nesse contexto, a presença da AMAN enriqueceu as discussões e proporcionou a oportunidade para os cadetes brasileiros fortalecerem os laços de amizade e colaboração com outras instituições educativas militares internacionais.

A Importância do Intercâmbio Cultural e Profissional

Além da troca acadêmica e profissional, a participação no evento proporcionou aos cadetes da AMAN a oportunidade de conhecer particularidades culturais e profissionais de outras Forças Armadas ao redor do mundo. A presença no México permitiu um rico intercâmbio cultural, que certamente contribuirá para o desenvolvimento pessoal e profissional desses futuros líderes militares.

article?img id=16623599&t=1690218397120
article?img id=16623600&t=1690218397157
article?img id=16623601&t=1690218397201
article?img id=16623602&t=1690218397238
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).