O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Belém (DTCEA-BE) recebeu, no dia 08/11, a visita de 110 alunos beneficiados pelo Programa Forças no Esporte (PROFESP), da Base Aérea de Belém (BABE). Os visitantes foram divididos por turmas nos períodos manhã e tarde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As atividades tiveram início no auditório do Destacamento e, na ocasião, o Aluno de Dia Davi apresentou o Turno da Manhã ao Comandante do DTCEA-BE, Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Alessandro Stefson Mamede Alves, que presidiu a abertura do evento.

i2211916282407447

Logo após todos os presentes cantarem o Hino Nacional, foi projetado um vídeo motivacional e apresentado o funcionamento do complexo Sistema de Controle do Tráfego Aéreo Brasileiro. Em seguida, o PROFESP foi dividido em grupos menores, dando início a visitação aos Centro de Aproximação de Área, Torre de Controle (TWR) e Sala Técnica.

Pela tarde, no auditório do DTCEA-BE, a Aluna de Dia Laura apresentou a turma ao Coordenador do PROFESP do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Coronel Aviador Romualdo Barbosa Santos, e as atividades procederam na mesma sequência do turno ocorrido pela manhã.

i2211916282405259Por fim, após todos participarem da visitação, o Tenente-Coronel Especialista em Comunicações Edivaldo Afonso Correa Padilha, representando o Comandante do DTCEA-BE, encerrou o evento proferindo as palavras de agradecimento onde enalteceu a expertise do Programa, a dedicação das crianças beneficiadas e da equipe de coordenação, bem como parabenizou o Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, pela iniciativa.

O Coordenador Esportivo, Tenente Bráulio Nascimento Lima, destacou a importância do projeto. “Atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente matriculados em escolas públicas, é promover o esporte buscando talentos esportivos, aplicando aulas de reforço escolar e trabalhando o fortalecimento de valores”, disse.

Fotos: BABE

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).