Os Oficiais-Alunos do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), ministrado pela Escola de Guerra Naval, realizaram uma viagem de estudos a Brasília de 14 a 19 de maio, como parte de seu Curso Superior de Defesa. Durante esta viagem, os alunos tiveram a oportunidade de participar em conferências ministradas por representantes de vários ministérios, incluindo os Ministérios das Relações Exteriores, Minas e Energia, Economia e Meio Ambiente. Estas conferências ofereceram perspectivas valiosas sobre as políticas e estratégias atualmente em vigor nos respectivos ministérios.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conferências e Palestra do Comandante da Marinha

Além das conferências dos Ministérios, a programação da viagem também incluiu conferências das Subchefias do Estado-Maior da Armada. O destaque do evento foi a palestra do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, que abordou as “Políticas e Estratégias Nacionais do Comando da Marinha”.

Participantes do C-PEM

Este ano, o C-PEM é composto por uma variedade de participantes, incluindo 41 Capitães de Mar e Guerra, um Coronel do Exército Brasileiro, quatro Coronéis da Força Aérea, um Procurador Federal da Advocacia-Geral da União, dois Servidores Civis (Engenheiros de Tecnologia Militar) da Marinha e uma Servidora Pública Federal, da ABIN. Este diversificado grupo de participantes destaca a interdisciplinaridade do curso e a ampla gama de perspectivas que ele busca incorporar.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).