No dia 5 de outubro, o Primeiro-Tenente Walmor Cristino Leite Junior apresentou virtualmente o artigo “Triggering Cyber-electronic Attacks in Naval Radar Systems” no 2020 IMEKO TC-19 International Workshop on Metrology for the Sea (MetroSea 2020, http://www.metrosea.org/). A pesquisa desenvolvida pelo autor foi orientada pelo Profº Dr. Alan Oliveira de Sá e apresentada como trabalho de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento Avançado em Segurança da Informação e Comunicações (C-ApA SIC, Turma 2019/2020), realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).
Patrocinado pela IMEKO (Confederação Internacional de Medição) e organizado por universidades italianas, com o apoio de instituições civis e militares envolvidas em pesquisas sobre metrologia para o mar, o MetroSea 2020 é um relevante evento científico e um dos mais importantes da área.
Todas as sessões plenárias e técnicas do MetroSea 2020 foram realizadas remotamente, estando as gravações disponíveis sob demanda apenas para os participantes registrados. O artigo “Desencadeando ataques cibereletrônicos em sistemas de radar naval” (livre tradução) será publicado nos anais do evento eindexado pela Scopus (banco de dados de resumos e citações de artigos).
capa da chamada de artigos do metrosea 2020 web
Capa da “Chamada de Artigos” do MetroSea 2020

Para ser aceito, de acordo com as regras, o trabalho precisou passar por revisores especialistas no assunto, que o julgaram de acordo com a relevância do tema tratado, a novidade da contribuição dada, a qualidade da apresentação e a aderência aos tópicos propostos. A aceitação do artigo reitera a qualidade do trabalho desenvolvido e reforça o potencial que os alunos do C-ApA têm para produzirem trabalhos dignos de serem compartilhados e debatidos em eventos na comunidade acadêmica e científica mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: CCSM

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).