Na tarde dessa quinta-feira (02), o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar passou o cargo de Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA). A solenidade, presidida pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos, ocorreu na sede do Ministério da Defesa (MD).

Alexandre Manfrim-21.jpg

O Almirante Petronio esteve à frente da Chefia de Operações Conjuntas desde abril de 2020, tendo se destacado no planejamento e na execução de diversas operações em apoio ao Governo Federal, à Defesa Civil e, também, de ajuda humanitária. Por exemplo, a Operação Verde Brasil 2 e Samaúma, executadas em 2020 e 2021, respectivamente, com o objetivo de combater crimes ambientais na Amazônia. Coordenou, entre tantas outras, a Operação Eleições 2020, com a finalidade de garantir o direito do cidadão brasileiro, em todo território nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Alexandre Manfrim-28.jpg

Ao fazer referência elogiosa ao Oficial-General, o Chefe do EMCFA enfatizou a importância dos serviços prestados. “Contribuiu, sobremaneira, para que o Estado-Maior Conjunto atingisse elevado padrão de desempenho. A larga experiência construída, ao longo de sua extensa e brilhante carreira, sustentada por um conhecimento profissional diversificado, proferiu ao Almirante Petronio uma bagagem intelectual ímpar para conduzir, com maestria, todas as atividades da Chefia de Operações Conjuntas”.

Alexandre Manfrim-26.jpg

Em agradecimento, o Almirante Petronio destacou a relevância da troca de experiências com diversos profissionais, que contribuíram para o desenvolvimento de seu trabalho. “Foi, realmente, uma oportunidade de observar e contribuir para o trabalho árduo em direção, especialmente, do aprimoramento das Forças Armadas no cumprimento de sua destinação constitucional”.

Alexandre Manfrim-31.jpg

O cargo de Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA foi transmitido ao Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, que ingressou na Marinha do Brasil no ano de 1978.

Estiveram presentes, também, no evento o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues, representando o Comandante da Marinha; o Secretário-Geral do MD, Sérgio José Pereira; o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Chefe de Logística e Mobilização do EMCFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Assuntos Estratégicos do EMCFA, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional do MD, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; o ex-Chefe do EMCFA Tenente-Brigadeiro do Ar R/1 Raul Botelho; e demais autoridades militares e civis.

Por Rízia Rocha
Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).