O Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Hárpia, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), realizou nessa quarta-feira (11/01), a Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma indígena gestante da comunidade Wanapiki, localizada no Polo-Base Parima, próximo à região de Surucucu, no estado de Roraima (RR). A paciente encontrava-se com sérias complicações no parto, que geravam risco de morte tanto à mãe quanto ao bebê.

i2311213234409715A missão foi solicitada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Ministério da Defesa, que acionou o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). A operação foi realizada com um helicóptero H-60L Black Hawkda Força Aérea Brasileira (FAB). Após quatro horas de voo, tendo que realizar reabastecimento por plotter em clareira (processo de transferir combustível de um reservatório externo para a aeronave), devido ao mau tempo, o helicóptero chegou à comunidade. A paciente foi extraída e transportada a Boa Vista (RR), onde uma ambulância aguardava a sua chegada para a remoção até o hospital, no qual recebeu cuidados médicos.

i2311213303906410O Comandante do 7º/8º GAV e piloto da aeronave, Tenente-Coronel Aviador Michelson Abrahão Assis, falou sobre o resgate: “As dificuldades logísticas aliadas à meteorologia adversa, inerentes à Região Amazônica, tornam a missão de salvar vidas um desafio extremamente gratificante”, relatou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

EVAM

Evacuação Aeromédica (EVAM) é a Ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Fotos: 7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia. 

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).