Brasília (DF) – No dia 15 de junho, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) realizou formatura onde foi celebrado o Dia do Guerreiro Eletrônico. Na ocasião chamou-se a atenção para a importância da Guerra Eletrônica, por meio do texto alusivo comemorativo à data, o qual citou o dia 5 de junho de 1930, data de nascimento do Coronel de Comunicações Humberto José Corrêa de Oliveira, pioneiro da Guerra Eletrônica no Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O tema da Guerra Eletrônica, a exemplo de artigos publicados na Revista Militar Brasileira, dentre os quais se destaca um trecho do artigo “Reflexões sobre a Guerra Eletrônica”, publicado em 1980, reproduz o que disse Napoleão I: “Os Exércitos marcham sobre os seus estômagos. No presente será melhor dizer que eles marcham sobre a sua eletrônica, pois não há aspecto da guerra moderna no qual ela não participe”.

As palavras do Coronel Humberto Corrêa, cujo natalício marca o dia do Guerreiro Eletrônico, apontam o “caminho em que o mundo seguirá no próximo século para os domínios das comunicações, da informática e da guerra eletrônica, onde os céticos poderão sorrir, mas esse sorriso jamais conseguirá deter a marcha vitoriosa dos que tem fé no Brasil e no seu Exército”.

Prestigiaram o evento as seguintes autoridades: General de Exército R/1 Juarez Aparecido de Paula Cunha, General de Exército R/1 Renato Joaquim Ferrarezi; Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio; Assessor de Governança, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos; Gerente do Programa da Defesa Cibernética na Defesa Nacional, General de Divisão R/1 João Roberto de Oliveira; Chefe do Centro de Coordenação de Operações Cibernéticas, Brigadeiro Intendente Luiz Fernando Moraes da Silva; Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, General de Brigada Ivan de Sousa Corrêa Filho; Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Engenheiro Militar Marcis Gualberto Mendonça Júnior; Chefe do Centro de Gestão Estratégica, Contra-Almirante Francisco André Barros Conde; Gerente de Projeto, organização do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) e Projeto Centro de Operações de Defesa Cibernética, General de Brigada R1 Jayme Octávio de Alexandre Queiroz.

Fonte: Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).