No dia 4 de abril, a Aditância do Exército Brasileiro na Itália (ADIEx Italia) realizou uma palestra para os integrantes do Curso de Estado-Maior da Scuola di Applicazione do Exército Italiano. O Adido do Exército, Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, apresentou durante quatro horas os detalhes da participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, com foco na Batalha de Monte Castelo. O evento destacou a importância tática e histórica desse conflito e o envolvimento dos diferentes sistemas operacionais utilizados durante a batalha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Batalha de Monte Castelo, travada entre tropas brasileiras e alemãs, é considerada um dos mais importantes episódios da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) nos campos de batalha italianos. A palestra proporcionou aos 120 alunos do Curso de Estado-Maior e aos instrutores presentes uma compreensão detalhada dos ataques realizados contra a posição defensiva alemã de Monte Castelo e sua relevância para a tropa brasileira.

Além dos alunos do curso, participaram da atividade o General de Brigada Marcelo Orsi, Comandante Reparto Corsi; General de Brigada Enrico Fontana, Comandante Corsi di Formazione Avanzata; Tenente-Coronel David Matturro, Insegnante di Storia Militare; e outros militares do Exército Italiano, integrantes do corpo docente daquela escola de altos estudos.

A apresentação do Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira reforça a importância da cooperação entre os Exércitos Brasileiro e Italiano, além de contribuir para a troca de conhecimentos e experiências entre as instituições militares dos dois países. O evento também destaca o papel do Brasil na 2ª Guerra Mundial e seu compromisso com a preservação da memória histórica e a valorização dos feitos heroicos da FEB.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro na Itália
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).