A turma de Guardas-Marinha do E-Qte-Ganf/2021

No período de 22 de janeiro a 14 de maio, foi ministrado o Estágio de Qualificação Técnica em Guerra Anfíbia (E-QTe-GAnf/2021) pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). A formatura do curso aconteceu no dia 18 de maio, presidida pelo Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O E-QTe-GAnf é um estágio de caráter prático, que conta com atividades multidisciplinares para apresentar os conhecimentos de forma integrada e aprimorar o condicionamento físico dos alunos para as habilidades técnicas e táticas, bem como as capacidades de planejamento e tomada de decisão e o exercício da liderança de frações da tropa. O curso é composto por 9 disciplinas, as quais são praticadas durante 4 Exercícios no Terreno (ET). Os ET são voltados para Instrução Básica de Combate, Operação Ofensiva e Defensiva, Operações Ribeirinhas e para o contexto de realização de uma Operação Anfíbia.

A turma do E-QTe-Ganf/2021 foi composta por 31 Guardas-Marinha (FN) e 35 Segundos-Tenentes (FN) e contou com a carga horária de 985 horas. O estágio tem a finalidade de qualificar os Oficiais para o exercício das funções de caráter Operativo de Comandante de Pelotão de Infantaria de Fuzileiros Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).