No último dia 25 de setembro, Cuiabá, a capital de Mato Grosso, recebeu uma visita ilustre. Dentro do programa MARCHA DA PRESIDÊNCIA PARA A REGIÃO OESTE, o Presidente da ADESG, Cel. ANTONIO CELENTE VIDEIRA, desembarcou na cidade. Ele foi calorosamente recebido pelo Delegado de Mato Grosso, Dr. ITACIR CAMPOS, mostrando a forte presença e influência da ADESG na região.

Uma Noite de Reflexão e Memória

À noite, o presidente da ADESG não apenas se reuniu com os membros locais da instituição, mas também teve a oportunidade de compartilhar seus pensamentos e visões. Em sua palestra intitulada “O RETORNO – A NOVA ADESG”, ele falou tanto para os novos estagiários do CEPE quanto para os veteranos da ADESG. Foi um momento de introspecção e aprendizado, onde a rica história da ADESG foi apresentada. Ele destacou os desafios enfrentados pela instituição ao longo dos anos e como ela se adaptou às mudanças, mantendo-se sempre relevante.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Importância da ADESG

Para quem não está familiarizado, a ADESG, ou Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, desempenha um papel crucial na formação de líderes cívicos no Brasil. Ela se dedica a promover o estudo e a reflexão sobre os problemas nacionais, preparando seus membros para servir ao país de diversas maneiras. A visita do presidente à Cuiabá e sua palestra foram um testemunho do compromisso contínuo da instituição em manter seus membros informados, engajados e prontos para enfrentar os desafios do futuro.

Olhando para o Futuro

Com líderes dedicados como o Cel. Videira e eventos significativos como a palestra em Cuiabá, o futuro da ADESG parece brilhante. A instituição está claramente focada em renovar-se, adaptar-se e continuar a servir ao Brasil, formando líderes cívicos bem informados e engajados.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).